terça-feira, 21 de outubro de 2014

Roda de Conversa, Oração e Hino do 11º ENPJ

ENPJ_Rodas de conversa
Querida juventude PJteira!
Estamos em tempo de festa. A Pastoral da Juventude se prepara para viver mais um Encontro Nacional, nos dias 18 a 25 de janeiro em Manaus/Amazonas, pleno coração da Amazônia. Estamos esperando centenas de jovens vindos de todos os cantos do Brasil, para celebrar a história, a identidade e o caminhar da PJ.
Desde o último Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (em janeiro de 2012, em Maringá/Paraná), e após 3 anos de espera, este 11º ENPJ se aproxima trazendo muitos sentimentos bons, de espera-esperança, mística, espiritualidade, cultura, formação, missão… Queremos que ele fique profundamente marcado na história de nosso caminhar pastoral.
Dentro do processo que estamos nos propondo fazer até janeiro, está este presente subsídio que chega até vocês. Ele foi construído com mãos de jovens e de assessores/as, com muito carinho e cuidado para contemplar a reflexão que nos propõem o lema “No encontro das águas partilhamos a vida, o pão e a utopia” e a iluminação “Mestre onde moras? Vinde e vede” (cf. Jo 1, 38-39).
Ele está dividido na dinâmica de três Rodas de Conversa e mais um roteiro do Ofício Divino da Juventude. As Rodas de Conversa contemplam um passo metodológico, uma palavra-chave e dois lugares teológicos, assim ficando:
  • 1ª Roda – Passo metodológico: Ver; Palavra chave: Vida; Lugares Teológicos: Pobre e Comunidades;
  • 2ª Roda – Passo metodológico: Julgar; Palavra chave: Pão; Lugares teológicos: Palavra e Criação;
  • 3ª roda – Passo metodológico: Agir; Palavra chave: Utopia; Lugares teológicos: Jovem e Reino.
Queremos que esse subsídio chegue a todos os nossos grupos de base, espalhados por todo Brasil, para que, mesmo que nem todos/as os e as jovens possam estar presentes em Manaus, possam viver e se fazerem presentes nesse momento tão bonito.
Um fraterno abraço em cada um e cada uma!
Coordenação Nacional e Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude
Deus, Criador e doador da vida e da liberdade, nós vos bendizemos pelos jovens e pelas jovens do nosso imenso Brasil, que se encontram para partilhar a vida, o pão e a utopia.
Discípulos e discípulas de teu filho, Jesus Libertador, somos muitos e muitas, e estamos em toda parte nesta terra dos Brasis, remando contra as correntezas de morte, procurando Tua face no rosto do irmão e da irmã. Procuramos-te em todas as partes e ao Te encontrar perguntamos: “Mestre, onde moras?” E Tu, num sorriso sereno e cativo, responde-nos: “Vinde e vede!”.
Guiados e guiadas pelo teu Espírito Santo, Mãe de Sabedoria, queremos celebrar as alegrias e as esperanças das juventudes do Brasil e trabalhar na construção da Civilização do Amor. Assim, pedimos a força necessária para lutar e defender a vida do teu povo, principalmente da juventude marginalizada, vítimas de uma cultura de violência e extermínio. Rogamos ainda pela Igreja do Brasil, para que reavivada pelo ardor missionário e pela alegria do anúncio do Evangelho, ponha-se, cada vez mais, em atitude de saída, sendo acolhedora, atenta e aberta para amar e servir teus filhos e tuas filhas jovens.
Com a força e intercessão de Maria Índia, Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, também pedimos, que o 11° Encontro Nacional da Pastoral da Juventude seja sal, fermento e luz na caminhada da juventude brasileira.
Amém, Axé, Awerê, Aleluia.
ENPJ
Dando continuidade aos presentes que setembro traz, como as cores do ipê que embelezam as paisagens por todo o Brasil, apresentamos o Hino do 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude.
A composição do artista Manoel Nerys, “Pelas trilhas do Reino”, inspira e anima não só a galera que está diretamente envolvida na organização do encontro e que vai participar como delegada e delegado, mas todas e todos que estão na base e em sintonia com esse momento de celebração e vida.
Então vamos aprender a letra, colocar o hino no celular, enviar pra todo mundo pelos grupos no whatsapp e fazer ecoar por todos os cantos o grito pela vida, pelo pão e pela utopia que vem das terras de Manaus.

Hino do 11º ENPJ

Pelas trilhas do Reino
Manoel Nerys / Manacapuru-Am


Desamarrem as canoas;
Põe a mochila nas costas.
Lá fora ainda faz noite,
a luz vem no horizonte e um novo sol vai brilhar.
Tome o remo nas mãos, temos que navegar!
na fraternura, seguir o jovem Bom Pastor
Pelas trilhas, com nossa bandeira
ao som da canção, na viola e tambor.
E no encontro das águas 
partilhamos a vida e o pão
Nossa força e nosso alimento,
A utopia do mundo irmão.
Vem entre na roda, neste passo,
No compasso de um abraço;
Faz sorrir meu coração.
Como brisa leve que balança,
Faz assanhar o banzeiro,
quando aperto tua mão! (bis)
Juventude, brasileira,
um mosaico de cores;
amantes da justiça,
Os ídolos da morte, tu vais denunciar.
Ó mestre moreno onde moras, onde tu estás?
No jovem irmão oprimido vinde e verás!
Transformai as cidades dos homens
Na “Civilização do Amor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...