sexta-feira, 25 de abril de 2014

Papa Francisco preside celebração de agradecimento pela canonização de Anchieta

Anchieta soube comunicar a alegria do encontro com Cristo, afirmou o pontífice
O papa Francisco presidiu hoje (24) a Missa em ação de graças pela canonização de São José de Anchieta. A celebração, em português, foi realizada na Igreja de Santo Inácio, no centro de Roma, às 18h (13h horário de Brasília).
Vários cardeais e bispos brasileiros concelebraram a Santa Missa, entre os quais o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Raymundo Damasceno de Assis e o primaz do Brasil, dom Murilo Krieger. Também participou da celebração o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, representando a presidente Dilma Rousseff e o presidente do Senado, Renan Calheiros.
Na homilia do papa Francisco, feita em espanhol, o Santo Padre refletiu sobre as leituras desta quinta-feira da Oitava da Páscoa, e destacou que os discípulos ao verem Jesus Ressuscitado, não conseguiram acreditar de tanto estupor e alegria que sentiram.
E ao recordar o exemplo de São José de Anchieta, o pontífice afirmou que ele soube comunicar o que tinha experimentado com o Senhor. “Ele foi o primeiro jesuíta que Inácio enviou à América. Um jovem de 19 anos. Tinha tanta alegria, tanto gozo na alma que colocou o fundamento cultural de uma nação em Jesus Cristo”.
“Era um jovem que havia sentido o olhar de Jesus Cristo e deixou-se alegrar pela luz, essa foi e é sua santidade: não teve medo da alegria”, concluiu o papa.
Ao término da Celebração, dom Raymundo Damasceno agradeceu ao pontífice por permitir à Igreja no Brasil e ao povo brasileiro realizarem esse sonho, que durou mais de 400 anos “ver o Apóstolo do Brasil ser apresentado à Igreja como testemunha de Jesus Cristo”.
Em seguida, o vice-postulador da causa, o padre jesuíta César Augusto dos Santos, entregou ao papa a relíquia de São José Anchieta.  E o Santo Padre concedeu a bênção final com a relíquia do novo santo.´
Fonte: www.news.va/ papa.cancaonova.com | Foto: CTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...