quarta-feira, 16 de abril de 2014

Irmã Cristina, um testemunho de vida e de evangelização por meio da música

"Eu tenho um dom e te dou" 
Ir. Cristina Scuccia

O testemunho da vida alegre, consagrada, de uma vida que coloca o dom que possui a serviço dos demais. Um testemunho que vai além das nossas Igrejas, das nossas Congregações, das nossas obras e dos grupos eclesiais. O testemunho da Irmã Cristina não toca só o coração de quem está na Igreja, mas de todas as pessoas de boa vontade. Além do mais a Ir. Cristina mostra que para evangelizar com a vida basta encontrar as canções certas que chegam aos corações das pessoas, podemos disser de outra maneira, é um diálogo entre fé, cultura e arte. 
Encanta-me ver o apoio das irmãs de comunidade, que vibram com a vida e com o modo de ser de uma de suas co-irmãs. Elas se auto-acompanham, ou seja, um acompanhamento mutúo, que respeita e vibra com  a vida das outras co-irmãs. Fica visível que não é um projeto meramente pessoal, mas comunitário, que foi e que é discernido, rezado e vivo comunitariamente. Isto é um excelente testemunho de vida consagrada e de vida comunitária.
Também me sinto confirmado em meus estudos teológicos, pois o ser humano é um espaço teológico da manifestação do amor Deus e mais que isso, toda a vida, em todas as suas dimensões é sagrada, pois tudo o que dignifica o ser humano e o conecta com Deus, com seus irmãos e com o cosmo é sagrado, melhor dizendo, toda a obra da criação é sagrada.
O talento e a criatividade do ser humano devem ser colocados a serviço de Deus e dos irmãos e irmãs. Aqui temos outro ponto de reflexão, quais são hoje os meios de evangelização que chegam e tocam o coração e a vida das pessoas? Como evangelizar com o corpo, com a vida, com os talentos e os dons que Deus concedeu a cada um? Como usar a arte, ou melhor, as diversas expressões de arte para evangelizar, para fazer a Boa Nova de Jesus chegar às pessoas?

Nossa sociedade atualmente é marcada pela pluralidade, pela diversidade, pela singularidade das expressões, ou seja, por diversos modos de ser, de viver e de se relacionar. Como nossa evangelização, como nossas comunidades reconhecem e valorizam tal diversidade de modos de ser, de dar testemunho e de anunciar a Jesus Cristo?
Tenho clareza que a Irmã Cristina não é a primeira e não vai ser a última, pois conheço muitos religiosos e religiosas que foram “conquistando o seu espaço”, sendo reconhecidos pelo que são, por seu trabalho, por seu testemunho de vida e por seu compromisso com o reino de Deus.
O que somos atualmente é fruto das nossas experiências e das nossas vivências. Um amigo da PJ vez uma observação quando viu o vídeo, era que a irmã Cristina levava em seu dedo um anel preto, um anel de Tucum. Ela teve a oportunidade de fazer seu noviciado no Brasil e em seu dedo vai um compromisso, que não é só com os pobres, mas também com um modo de ser Igreja, ou seja, com uma tradição teológica.
Além disso, irmã Cristiana não se apresenta com as chamadas "músicas da Igreja" ou "músicas religiosas", mas com músicas que evangelizam. Isso me fez lembrar que nos nossos encontros da Pastoral da Juventude em que cantávamos MPB, Rock Pop, Forró e outras mais, músicas com conteúdo, músicas que falam da vida, do amor, da amizade, música que fala da nossa realidade e que nos ajudam a refletir, a rezar e a nos comprometermos com os nossos irmãos e irmãs, com o nosso planeta e com o cosmos, ou seja, músicas que nos conectam com o Deus da vida e com nossa realidade. 



Confira a versão em português da apresentação da irmã Cristina





Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...