sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Chegamos a mais um Dia Nacional dos/as estudantes.


O tempo dos estudos é um tempo muito importante na vida de cada pessoa, pois é o tempo em que passamos grande parte de nossas vidas estudando nas nossas escolas e na universidade, tempo de muitas descobertas, aprendizagem, dúvidas, de perguntas existenciais, tempo em que encontramos muitas respostas e fazemos muitas perguntas a cerca de vida, do mundo, de Deus, de nossa fé e de nossa presença neste mundo, assim como tempo de fazer muitas amizades, de curtição e de amores.
A educação nos possibilita viver processos que nos humanizam. Ela nos faz ver o mundo mais além de nossa realidade, ou seja, nos ajuda a transcender nossa realidade, o aqui e agora, nos ajuda a ler e reler o passado, nos dando luzes para compreender o presente e nos projetar para o futuro. Sem o conhecimento sistemático e acadêmico seria quase que impossível ter tantos avanços que hoje temos e ainda podemos ter.
Por isso, que nunca devemos perder de vista a importância da educação, do conhecimento sistemático, do conhecimento do cotidiano, experiencial, transcendental, científico e filosófico. Estes conhecimentos chegam até nós por meio dos nossos professores e professoras, eles são os que nos ajudam nesta difícil missão da busca pelo conhecimento, assim como sua sistematização.
Contudo, precisamos de homens e mulheres que sejam professores e professoras que não estejam somente preocupados em serem meros repassadores de conhecimento, mas que estejam preocupados em favorecer que seus alunos e alunas possam também a conhecer o que já existe, mas que os ajudem também a reelaborar o já existente, pensado e pesquisado, que os ajudem a ser serem sujeitos do conhecimento, ou seja, que tenham a capacidade de buscar agora por sua própria conta. Isto é o que nos fala Paulo Freira em seu livro "Pedagogia da autonomia". Precisamos de pessoas que sejam sujeitos de sua própria história, pois a "história nos faz, refaz e é feita por nos continuamente” Paulo Freire.
Necessitamos de professores, que estejam preocupados com a vida social, cultural, ecológica e existencial, ou seja, com a realidade; e principalmente com a realidade bio-psico-social de seus alunos e alunas. Quando isso acontece, os professores, e podemos chamar aqui de mestres da educação que, além de estarem preocupados em transmitir e construir conhecimentos estão também preocupados em transmitir e construir valores, preocupado em educar pessoas para viverem eticamente em sociedade e que estejam comprometidas com a vida, em suas diversas manifestações e com a dignidade do ser humano.
Portanto, estudar é uma missão árdua, mas que deve ser levada a sério. Não só levada a sério por cada aluno, aluna, professor, professoras, pelos profissionais da educação, mas principalmente pelos nossos governantes, pois estes devem proporcionar uma educação de qualidade e que seja para todos. Por isso, neste dia dos/as estudantes é mais um dia de fazermos memória dos avanços e das conquistas que tivemos nos últimos anos, mas também é um dia para continuamos lutando para que este processo de melhoria e acesso a educação de qualidade continue e seja para todos.

Parabéns a todos/as os/as nossos/as estudantes!


Silas Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...