quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dia Nacional da Juventude convoca jovens a refletirem sobre projeto pessoal de vida

"Que vida vale a pena ser vivida?” O questionamento é o lema do Dia Nacional da Juventude deste ano. A data, celebrada nacionalmente pelas pastorais da juventude brasileiras e outras organizações sociais da igreja, tem o objetivo de convocar os/as jovens a refletirem sobre assuntos que fazem relação com suas vidas.

Com o tema "Juventude e Vida”, grupos juvenis de várias paróquias espalhadas por todo o Brasil realizarão atividades para refletir sobre a realidade local. Para Thiesco Crisóstomo, secretário nacional da Pastoral da Juventude (PJ), a temática deste ano convida os/as jovens a pensarem no futuro. "O tema provoca a juventude a [promover a] construção de um projeto pessoal de vida”, afirma.

A ideia, segundo ele, é incentivar a juventude a pensar, a partir da realidade de cada grupo ou comunidade, as possibilidades para o futuro e refletir sobre as ações comunitárias e coletivas que os/as jovens fazem diante da realidade vivida.

ODia Nacional da Juventude (DNJ) é celebrado desde 1986. A data escolhida para as atividades é o último domingo de outubro. Entretanto, neste ano, por conta das eleições municipais, as cidades que terão segundo turno eleitoral anteciparão a celebração para este domingo (21) ou adiarão as comemorações para o primeiro domingo de novembro (4).

As atividades acontecem de forma descentralizada em todo o país. De acordo com Crisóstomo, o DNJ era realizado todos os anos a nível diocesano, mas, nesta edição, as ações ocorrerão a nível paroquial. "As atividades serão nas paróquias justamente por estarem mais próximas da base, do jovem”, explica.

Projeto Pessoal de Vida
De acordo com Thiesco Crisóstomo, secretário nacional da Pastoral da Juventude (PJ), o Dia Nacional da Juventude (DNJ) provocará o/a jovem a pensar e a construir um "projeto pessoal de vida”. Ou seja, a refletir e "colocar no papel” a vida dele/a, o que o/a jovem pensa e quer para o futuro a partir do questionamento do lema do DNJ: "Que vida vale a pena ser vivida?”.

No material de subsídio para o DNJ, a Pastoral de Juventude explica que o Projeto Pessoal de Vida deve ser construído a partir de um diálogo com Deus e pensado no pessoal e no comunitário, com perspectivas de desejos para a vida toda e metas mais curtas, como anuais, por exemplo.

Para facilitar a construção do Projeto Pessoal de Vida, o subsídio sugere que o/a jovem pense e escreva em um papel: as metas que deseja alcançar, a realidade atual na qual se encontra, e as ações que precisam ser realizadas para alcançar os objetivos.

O documento ainda destaca que as reflexões devem levar em consideração as cinco dimensões propostas no Documento de Aparecida para a formação de discípulos missionários de Jesus Cristo: Espiritual, Humana, Comunitária, Intelectual e Pastoral Missionária.

Para mais informações, acesse: http://www.pj.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...