sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Congresso Continental de Teologia


Apresentação

Justificativa 

O ano 2012 será um ano muito significativo para a Igreja na América Latina e Caribe: são os 50 anos da inauguração do Concílio Vaticano II, celebrada pelo papa João XXIII, e os 40 anos da publicação do livro Teologia da Libertação.Perspectivas, de Gustavo Gutiérrez, que inaugura a rica trajetória da teologia em nosso continente. No marco destes dois acontecimentos que marcaram a Igreja em geral, particularmente na América Latina, está a proposta de um Congresso Continental de Teologia. 

Com o novo impulso dado por Aparecida à tradição latino-americana, o momento atual é muito oportuno para mobilizar a comunidade teológica no continente, depois de anos particularmente difíceis, marcado por tensões, desencantamentos, falta de perspectivas, dispersão e, inclusive, certa desmobilização dos teólogos e teólogas. 

A finalidade do Congresso Continental é, sobretudo, olhar para o futuro, um congresso prospectivo, que se pergunte sobre os desafios e tarefas futuras da teologia na América Latina, a partir do nosso novo contexto cultural, social, político, econômico, ecológico, religioso e eclesial, globalizado e excludente. 

Objetivos 
Objetivo geral 
Reunir em congresso continental, precedido por jornadas regionais, a comunidade teológica do continente em torno ao Vaticano II e à teologia latino-americana, para discernir os novos desafios de uma época marcada por profundas transformações e as consequentes tarefas para uma teologia como serviço à Igreja e à humanidade, em um mundo pluralista e globalizado. 

Objetivos específicos 
• Celebrar os 50 anos da inauguração do Vaticano II e os 40 anos da publicação do livro de Gustavo Gutiérrez – Teologia da Libertação. Perspectivas. 

• Realizar, no Congresso Continental e nas Jornadas Teológicas Regionais, uma análise da conjuntura cultural, socioeconômica e político-mundial, particularmente da América Latina e Caribe, para que a inteligência da fé não perca de vista a realidade de nossos povos. 

• Propiciar uma análise da realidade eclesial atual, em chave continental e mundial, para identificar os obstáculos e as possibilidades da reforma do Vaticano II e das intuições da teologia latino-americana. 

• Reler a tradição latino-americana a partir do contexto em que vivemos. 

• Discernir desafios e tarefas da teologia na America Latina, a partir do nosso novo contexto cultural, social, político, econômico, ecológico, religioso e eclesial, pluralista, globalizado e excludente. 

• Contribuir para que a teologia latino-americana continue sendo instância retroalimentadora das comunidades eclesiais inseridas no mundo em perspectiva libertadora, frente aos novos desafios oriundos de um mundo pluralista e globalizado. 

Mais informações:

Transmissão ao vivo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...