domingo, 19 de junho de 2011

Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos em Bogotá-Colômbia

“Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão 
e nas orações”. (Cf Atos 2,42)

A Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos acontece no Brasil com o Domingo de Ascensão e vai até o Domingo de Pentecostes. Na Colômbia, é um pouco diferente, ela começa com o Domingo de Pentecostes. Em Bogotá foram realizadas duas atividades: uma Celebração Ecumênica, que aconteceu no dia 12 de junho, na Igreja Ortodoxa Grega e a outra foi a Vigília de Oração, na qual eu estava presente.

A Vigília foi um momento forte de encontro, partilha, convivência e oração. Fomos muito bem acolhidos na Igreja Evangélica Luterana O Redentor, que fica localizada no Bairro Chapinero, em Bogotá. Depois da acolhida aconteceram vários momentos em grupos. O primeiro foi nos apresentarmos e depois falarmos da realidade e dos problemas do bairro onde moramos e as soluções ou como podemos resolvê-los. Em outro momento, ainda em grupos, compartilhamos os problemas de Bogotá, inclusive a corrupção e o afastamento do prefeito. No terceiro momento, partilhamos como a Igreja que faço parte vive o Ecumenismo.

Para iluminar o próximo momento, escutamos a Leitura dos Atos dos Apóstolos 2, 42-47. O versículo 42, “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações”, foi à iluminação Bíblica de todas as atividades da Semana de Oração. Depois de escutarmos a leitura, nos dividimos por Igreja para partilharmos como cada uma de nossas Igrejas vivencia o Ensinamento da Palavra, a comunhão fraterna, a fração do Pão e a Oração. Em seguida saíram pessoas de cada grupo para compartilharem as reflexões com os demais grupos, partilhando assim, entres os demais membros. Sentimos como temos tanta coisa em comum e que nos enriquecemos com a experiência das outras Igrejas.

Concluímos a Vigília com uma oração feita por um representante de cada Igreja, um da Igreja Católica, da Igreja Evangélica Luterana da Colômbia e a Igreja Colombiana Metodista. Entre uma atividade e outra sempre cantamos um canto para animar esses momentos fortes e bonitos de partilha, convivência e oração.

No final da Vigília compartilhamos um saboroso lanche ofertando pela comunidade que nos acolheu. O diálogo ecumênico nos últimos anos vem aumentando significativamente, gestos como estes mostram a vivencia do mandato de Jesus Cristo, para que todos sejam um (Jo 17, 21), mostrando assim que o mais importante, não sãos as nossas diferenças, mas mesmo sendo diferentes como podemos viver unidos, nos respeitando e trabalhando juntos na construção do Reino de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...