quarta-feira, 18 de maio de 2011

IGREJA INICIARÁ PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DE D. LUCIANO MENDES


Bispos assinam petição que será encaminhada à Santa Sé

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Geraldo Lyrio Rocha, anunciou nessa quarta-feira para os bispos reunidos na 49ª assembleia geral do organismo, em Aparecida, que a partir de agosto a arquidiocese de Mariana dará início ao processo de beatificação de Dom Luciano Mendes de Almeida, falecido no dia 27 de agosto de 2006.

Segundo informa a Sala de Imprensa da CNBB, Dom Geraldo solicitou em plenário que os bispos assinem a petição da beatificação a ser encaminhada à Santa Sé. Os mais de 300 bispos presentes responderam com uma sonora salva de palmas, pondo-se prontos para atender ao pedido.

De acordo com Dom Geraldo, somente após a aprovação do pedido pela Santa Sé é que a arquidiocese poderá instalar o tribunal que conduzirá o processo de beatificação. O tempo determinado para entrar com o pedido de instauração do processo de beatificação de uma pessoa é de cinco anos após sua morte.

Dom Luciano foi arcebispo de Mariana durante 18 anos (1988 a 2006). Foi secretário e presidente da CNBB por dois mandatos consecutivos em cada uma das funções. Estimado por todo o episcopado brasileiro, Dom Luciano ficou conhecido especialmente pelo seu amor aos pobres e excluídos e pela defesa dos direitos humanos.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...