segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Banda Paraense Suzana Flag lançou seu novo cd, "Souvenir", na Feira Pan Amazônica do Livro de 2010

Oito anos depois da elogiada estreia, a banda criada em Castanhal coloca “Souvenir” no mercado

É até difícil acreditar, mas finalmente saiu o tão anunciado “Souvenir”, o segundo CD da banda Suzana Flag. Foram quatro anos de espera, desde o primeiro esboço do álbum, concluído em 2007. Na verdade, essa expectativa começou já após o lançamento da primeira demo, “Fanzine”(2002).

“Se criou uma expectativa tão grande pela banda que a gente não soube lidar com isso”, diz Joel Melo, guitarrista do Suzana Flag.

De fato, da leva de bandas independentes que surgiram em Belém no começo da década, a Suzana Flag está entre as de maior relevância, talvez por fazer música pop competente e descompromissada. Virou ícone da dita “cena” local. Em 2004, levou o prêmio London Burning como banda revelação. Depois fez o circuito de festivais independentes, como Abril Pro Rock (PE) e Bananada (GO). Fez ponta como Banda Antes MTV e gravou uma participação no disco Tributo a Odair José, ao lado de Pato Fu, Paulo Miklos e Mundo Livre.

“Tudo era lindo e maravilhoso nessa época. Mas aí o jogo mudou. O mercado fonográfico quebrou e levou a gente junto com ele”, diz Joel.

A euforia em torno da banda não resultou em nada concreto. As promessas de shows, contratos e gravadoras acabaram não acontecendo. “Tínhamos elogios, milhares de contatos, mas não tínhamos dinheiro”, conta a vocalista Suzanne.

A desmotivação causou um racha na banda. Com o segundo CD gravado em 2007, a Suzana Flag se dividiu, com a saída de Elder Effe, segundo vocal e baixista, e Daniel Coutinho, segundo guitarrista.

Junto com os dois dissidentes, também se foi metade do repertório do segundo álbum. Mas o que restou acabou servindo de prévia para o novo trabalho.

Somente um ano depois da quase dissolução da banda, o projeto ganhou um novo gás com a premiação no edital do selo Pará Musical, da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult).

Produzido pelo próprio Joel em parceria com Nicolau Amador e mixado no Rio de Janeiro, “Souvenir” é um divisor de águas. “Queremos nos livrar daquela cara de CD amador”.

Suzanne completa: “Esse disco foi um guerra, um filho problemático. Mas agora a sensação é de dever cumprido. Agora pronto, pari”.
“O Fanzine foi feito em apenas nove meses, quando ainda éramos jovens. ‘Souvenir’ (imagem ao lado) muda tudo. Simboliza nossa mudança para a capital, os apertos, a vida agitada, o tráfego. Continua sendo musica pop, só que mais nervosa”, revela Joel.


Fonte: Diário do Pará

Confira mais sobre a Banda no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...